Page 1 of 2 12 LastLast
Results 1 to 10 of 15

Thread: [noticia] - NessusClient descontinuado?

Hybrid View

Member

Default [noticia] - NessusClient descontinuado?

Oi pessoal

Fui atualizar o Nessus e depois de baixar a nova versão 4.2.2 foi a vez do NessusClient e eis que vejo que estava com uma versão diferente, a saber 4.0.2. Estranhei em princípio pois ambos devem ser da mesma versão, pelo menos é o padrão.

Fui atrás de alguma informação na Internet e não achei nada, só encontrei algo na Guia de instalação do Nessus que diz o seguinte:

Starting with Nessus 4.2, user management of the Nessus server is conducted through a web interface and it is no longer necessary to use a standalone NessusClient. The standalone NessusClient will still connect and operate the scanner, but it will not be updated.
    Pelo que entendi, no texto diz que não é mais necessário ter o NessusClient, ficando como opcional, e que o mesmo não será mais atualizado mas ainda estará conectado ao servidor Nessus.

A minha dúvida seria a seguinte: se o NessusClient foi descontinuado, então ao atualizar o Nessus (plugins, por exemplo) essa atualização será refletida no Client também, ou não?

[]s

My life is this forum Snayler's Avatar

Default re: [noticia] - NessusClient descontinuado?

Quote Originally Posted by todumco View Post
    A minha dúvida seria a seguinte: se o NessusClient foi descontinuado, então ao atualizar o Nessus (plugins, por exemplo) essa atualização será refletida no Client também, ou não?
    Não sou nenhum expert em Nessus até porque nunca "brinquei" muito com ele, mas parece-me que a resposta será sim.

O NessusClient é apenas um modo de aceder ao Nessus, logo todos os plugins e funcionalidades que foram instalados no Nessus poderão ser acedidos a partir do NC. Tal como, se optares por usar a interface web, terás exactamente o mesmo acesso aos plugins/funcionalidades.

No fundo, as alterações provocadas pelas actualizações apenas se efectuam no Nessus, sendo o NessusClient e a interface web meios de o aceder e controlar (dando também acesso aos plugins).

Era esta a resposta que procuravas?
    Last edited by Snayler; 09-20-2010 at 04:24 AM.

Member

Meu amigo Snayler

A resposta que procuro é a resposta que tem que ser dada

Pelo que entendi da sua explicação é que o Client vai ficar parado no tempo, mas ele ainda ficará totalmente integrado com o Nessus, ou seja, no caso dos plugins, todas as atualizações no Nesses serão refletidas TAMBÉM no NC, certo?

Obrigado

[]s

My life is this forum Snayler's Avatar

Sim, é isso mesmo.

Member

Muito obrigado Snayler

Moderator firebits's Avatar

Outra coisa legal é usar, o Nessus ou Openvas, via shell mesmo. Você pode setar várias opções. Há um slide de uma palestra que ministrei em 2009, que tem vários parâmetros. Veja em:

Backtrack 4 nessus

Inclusive o que é legal de se trabalhar com shell no nessus ou openvas, é que você pode fazer um sistema embarcado apenas para scanning de vulnerabilidades.

Espero ter ajudado

Member

E aí firebits

Há um slide de uma palestra que ministrei em 2009, que tem vários parâmetros. Veja em: Backtrack 4 nessus
    Muito legal, obrigado. Por acaso teria essa apresentação em pdf?

Aproveitar para perguntar sobre o OpenVas. Estou usando a versão BT RC1, e nela temos outras opções, pelo menu, do OpenVas, mas não estou com problemas nisso, aliás ele está perfeitamente funcional

No tópico abaixo você propõe uma maneira de atualizar o OpenVas + Nmap editando o arquivo updates.py do fasttrack.

http://www.backtrack-linux.org/forum...ints-nmap.html

Encontrei aqui no fórum um script de atualização de alguns programas, veja o link abaixo:

http://www.backtrack-linux.org/forum...te-script.html

Tanto o seu HowTo quanto esse script de atualização eu posso usar no RC1?

Abraços

No caso do http://www.backtrack-linux.org/forum...ints-nmap.html pode ser usado tranquilamente no Backtrack 4 RC1, tranquilamente. O que tenho visto ultimamente que após várias atualizações via fasttrack, até os submenus são perdidos, devido as modificações oficiais do Backtrack 4 RC1, falei com a equipe há quase 1 mes e parece que estão gerando um novo script.

Mas nada impede de você criar um novo fasttrack com minhas "mods" para OpenVAS e NMAP, mas como não está no repositorio oficial a equipe do Backtrack USA, nos os suporta ainda.

Já o outro script, não verifiquei ainda, mas vejo e post aqui

Sobre a apresentação em PDF, me envia um email em PVT, no firebits@backtrack.com.br que lhe envio

Member

Entendi

Mas também posso fazer essas atualizações pelo próprio porgrama, não é?!

Já o outro script, não verifiquei ainda, mas vejo e post aqui
    Ok... vou aguardar

Sobre a apresentação em PDF, me envia um email em PVT, no firebits@backtrack.com.br que lhe envio
    Feito!

Sim, pode-se fazer manualmente no OpenVAS é:

# openvas-nvt-sync

No Nessus acho ser, se não esqueci

# nessus-update

Page 1 of 2 12 LastLast