Results 1 to 5 of 5

Thread: Tutorial: Configurar placa wireless (Broadcom Corporation BCM4312 802.11 e outras)

Threaded View

Moderator firebits's Avatar

Lightbulb Tutorial: Configurar placa wireless (Broadcom Corporation BCM4312 802.11 e outras)

Autor: tiago zaniquelli <ztiago@gmail.com>
    Data: 11/07/2009

Acredito que muitos de vocês já tiveram muita dor de cabeça para configurar um driver wireless em seu notebook Dell Inspiron 1525. Minha placa é uma Broadcom Corporation BCM4312 802.11 b/g (ver 01). Abaixo segue um resumo do que consegui na internet para tentar ajudá-los de alguma forma.

Versões:
    • Ubuntu 8.10 Desktop - Já reconhece a placa wireless sem nenhum esforço, o Gnome possui ferramentas bem legais de conexão, logo qualquer usuário de Windows conseguirá conectar-se sem problemas.
    • Ubuntu 8.10 Server - Minha placa wireless não foi reconhecida, porém o sistema de arquivos é totalmente diferente do citado abaixo, desencanei e tirei ele do meu notebook.
    • Slackware 12.1 - Minha placa não foi reconhecida automaticamente, consegui fazer o led azul acender, porém tive muita dificuldade em configurar a rede, mas deve ser algum pau no Slackware, pois minha placa de rede normal (não a wireless), quando eu a desabilitava e após habilitava novamente, apresentava problema dizendo que não podia habilitar.
    • OpenSuSE 11.1 - Também não reconheceu, mas nele consegui configurar minha placa, porém de um jeito um pouco diferente dos procedimentos normais. Também irei tratar nesse tutorial.

Instalação:

1. Primeiramente você deve baixar os drivers no site da Broadcom, o endereço é o seguinte:

Infelizmente ainda não possuo domínio próprio, senão eu também colocava para download, então torço para que o link não esteja quebrado.

2. Descompactar o arquivo baixado:

# tar -zxvf hybrid-portsrc-x86_32-v5_10_27_14.tar.gz.

3. Instalar o kernel-headers, no meu caso não precisei pois instalei todos os pacotes na instalação do Linux, para verificar se está instalado ou não, execute o seguinte procedimento:

# ls /var/log/packages/kernel*

4. Agora é necessário compilar os drivers descompactados, para isso execute o seguinte procedimento:

# make -C /lib/modules/versão do seu kernel/build M='diretório onde você descompactou os drivers'

5. Remova todos os outros módulos que possivelmente podem estar carregados:

# rmmod ndiswrapper b43 ssb bcm43xx b43legacy

6. Habilite o novo módulo:

# modprobe ieee80211_crypt_tkip

7. Verifique se o mesmo foi instalado corretamente:

# insmod wl.ko

8. Verificar se a placa foi reconhecida:

# iwconfig

9. Se aparecer a sua placa wireless, siga os comando abaixo para listar todas as redes wireless disponíveis:

# iwlist scanning

Para subir automaticamente execute os seguintes procedimentos:

# cp wl.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/net/wireless/
    # depmod -a
    # rmmod wl
    # modprobe wl

Adicionar a linha "modprobe wl" no arquivo /etc/rc.local (no OpenSuSE em /etc/rc/rc.d/boot.local).

Agora basta configurar sua rede!

Erros:

Quando estava instalando a minha placa wireless no OpenSuSE 11.1 ocorreu o seguinte problema quando executei o passo 4 da instalação:

Buiklding modules, stage 2.
    MODPOST 1 modules
    WARNING: modpost: missing MODULE_LICENSE() in "diretório onde estava minhas fontes/wl.o"
    See include /Linux/module;h for more information

Procurei em alguns fóruns o que isso significava e não encontrei, resolvi da seguinte forma: fui direto para o passo 7, só que ao invés de executar "insmod wl.ko", executei "caminho de onde você descompactou/wl.ko", no meu caso /Tiago/32/wl.ko. Pronto, o led do meu wireless ficou azul e funcionou sem problemas!

Ressalvas:

Fiz o procedimento também no Slackware 12.2 e funcionou sem problemas.

Fonte: Installing Broadcom 802.11 Linux STA driver « Lost in Cyberspace
    Linux: Configurar placa wireless (Broadcom Corporation BCM4312 802.11 e outras) [Dica]

Achei interessante reportar este post, pois pode ser util a alguem.

No BT4 final, já fiz testes funciona, mas caso dê algo errado, tentei este post.
    Last edited by firebits; 04-28-2010 at 02:11 PM.